Lições que aprendi e estou aprendendo

Por Ana Burke

Eu me envolvo em situações muitas vezes, muito complicadas. penso que eu realmente não sou uma pessoa normal, mas o que vem a ser uma pessoa louca no mundo dos normais? E porque eu penso ser diferente da maioria? Talvez porque a minha reação quando enfrento obstáculos seja muito diferente da reação que têm das pessoas ditas normais. Eu possuo e sempre possui uma característica que me distingue: A coragem. Tive grandes mestres e o maior deles foi Voltaire. Quando eu li “A República de Platão” eu tinha dezoito anos. Aprendi com Epicuro que a morte não é nada e a vida e a morte nunca se encontram. Quando uma está a outra não está. Então porque ter medo da morte se, neste momento, é a vida que está presente? Conheci hipátia de alexandria que me ensinou que é melhor pensar errado, do que não pensar e morrer defendendo aquilo que achamos certo, e justo, é uma dádiva. Giordano Bruno foi também muito importante pra mim, Galileu e tantos outros, incontáveis e posso citar aí Nietzsche como exemplo de força e inteligência.

Aprendi com Shakespeare que a vida está acontecendo agora e não dura mais do que um milésimo de segundo. O passado está onde eu não vou voltar nunca mais. Não posso retornar. Eu só sei o quanto cada momento presente bem vivido no passado pode interferir no meu presente de agora. A história é uma repetição constante de fatos e intenções. Não existe vida presente para aquele que não conhece a sua história passada. A ignorância é o vazio; e num espaço vazio entra qualquer coisa assim como numa folha em branco pode-se escrever o que se quer ou convém. Não seja um espaço vazio e nunca deixe que escrevam coisas inúteis e alienantes em sua mente. Ela têm que ser preservada e cuidada. É ela a responsável por suas emoções e pelo seu bem viver. Nela estão guardadas as sementes com todos os nutrientes necessários para germinar e dar frutos no futuro.

Uma criança é um papel em branco e o futuro das próximas gerações vai depender daquilo que gravamos em suas mentes. As sementes que são jogadas num cérebro infantil, se o terreno for fértil e as condições favoráveis, vão frutificar e transformar este pequeno ser em um grande ser humano, completo e feliz. As suas palavras e o seu exemplo são o adubo e a água. Por isso tome cuidado. São as experiências de vida dela que vão determinar o seu caráter.

Como dizia Shakespeare, a esperança é o único remédio dos miseráveis, por isso faça-a sempre se sentir rica e importante. Dê a ela menos esperanças e mais certezas porque se estas certezas significarem confiança ela vai ser uma pessoa confiante e responsável. Não minta para uma criança ou dê esperanças vãs ou ilusões que você sabe que nunca vão se tornar realidade. Principalmente não ensine a ela que terá prêmios ou castigo depois da morte. Ensine-a a não temer e que a morte é algo natural. Faça-a observar as flores e a natureza para que ela perceba como é a vida e como tudo acontece. Ame mais e nunca ameace. Ensine.

Viver bem o presente ao lado dos seus filhos vai ajudar a construir o seu banco de memórias e as imagens positivas e benéficas serão lições que vão permanecer e a direcionar de forma correta, capacitá-la para escolher o melhor caminho Quem reza é um pedinte e quem diz amém é aquele que pode ser manipulado. Ensinar o seu filho a rezar é enfraquece-lo e vai faze-lo dependente de ilusões e de manipuladores com interesse em manter e fortalecer estas ilusões.

Dentre todos os seres humanos, o pior, é aquele que fica em cima do muro. Aprender a tomar uma posição é importante. Ninguém tem que ser “bonzinho”, mas verdadeiro e confiante em si mesmo. Pessoas que vivem dizendo, deixa pra lá… aprenda a dar a outra face… esqueça…deixe que Deus tome conta…a justiça divina tarda mas não falha… Este é o falso pacifista, o hipócrita, o covarde com o qual ninguém pode contar.

O Ser Humano têm muitas facetas e enquanto alguns se alimentam do ódio outros sonham em transformar o mundo esquecendo-se de que o seu quintal está sujo…ou talvez não saibam disso, o que é pior.

O meu consolo é saber que o verdadeiro Ser Humano amigo e confiável existe. Felizmente existe. E quem é ele? É aquele que, quando vê alguém com dificuldades pergunta: “Posso ajudar em alguma coisa?” e levanta as mangas. Ele não precisa de uma resposta.

Eu sempre sou muito agradecida pelos obstáculos que enfrento na minha vida. Tiro das minhas dificuldades passadas e vividas lições maravilhosas. Tudo acontece de forma maravilhosa. Muitas pessoas com as quais converso me dizem: “Eu não tenho nada”. Errado! Ninguém tem coisa alguma. Você é ou não é.

Quando você é, ter ou não ter não faz nenhuma diferença.

Deixe um comentário

