Perseguição aos Camponeses – Martinho Lutero

612px-Lützelburger_Hohlbein_Kämpfende_Bauern

Pesquisa: Ana Burke

Eu não vou impedir a um governante, mesmo que ele não tolere o Evangelho, de ferir e punir esses camponeses sem oferecer para submeter o caso a julgamento. … Se alguém acha que isso muito difícil, deixe-o saber que a rebelião é intolerável e que esta destruição do mundo é esperada a cada hora. ” Fonte: Martin Luther, Against the Robbing and Murdering Hordes of Peasants, May 1525

” Se Deus permite aos camponeses extirpar os príncipes para satisfazer a sua ira, ele vai dar a eles o fogo do inferno como recompensa. “Fonte : Letter of Martin Luther to John Ruhel, 4 May 1525

“Minha opinião é que é melhor que todos os camponeses sejam mortos do que morrer os príncipes e magistrados, porque os camponeses tomaram a espada sem autoridade divina. A única conseqüência possível da sua maldade satânica seria a devastação diabólica do reino de Deus . Mesmo que os príncipes abusem do seu poder, eles têm isto de Deus, e sob seu domínio o reino de Deus, pelo menos, tem a chance de existir. Portanto nenhuma piedade, nem tolerância deve ser mostrada aos camponeses, mas a fúria e indignação de Deus devem vir pra cima daqueles homens que não atenderam nem aviso de rendimento quando termos justos foram oferecidos a eles, mas continuaram com fúria satânica para confundir tudo …. para justificar piedade, ou favorecê-los é negar, blasfemar, e tentar puxar Deus do céu.” Fonte: Letter of Martin Luther to Nicholas Amsdorf, 25 May 1525

“Todas as minhas palavras eram contra os obstinados, os endurecidos, camponeses cegos, que não veem e nem ouvem, como qualquer um pode ver o que fazem, e ainda você diz que eu defendo o massacre dos camponeses pobres capturados sem piedade …. Para com os obstinados, endurecidos, camponeses cegos, que ninguém tenha piedade .

Eles dizem … que os senhores estão fazendo mau uso da sua espada para os matar muito cruelmente . Eu respondo: O que tem isso a ver com o meu livro? Por que colocar a culpa dos outros sobre mim? Se eles estão fazendo mau uso do seu poder, eles não aprenderam isso de mim, e eles terão sua recompensa …

Veja , então, se eu não tinha razão quando eu disse, no meu pequeno livro, que devemos matar os rebeldes, sem qualquer misericórdia. Eu não ensinei, no entanto, que a misericórdia não deve ser mostrada para os cativos e aqueles que se renderam”. Fonte: Martin Luther, An Open Letter Concerning the Hard Book Against the Peasants, July 1525

“Contras as hordas de camponeses (…), quem puder que bata, mate ou fira, secreta ou abertamente, relembrando que não há nada mais peçonhento, prejudicial e demoníaco que um rebelde”…Lutero encorajava os príncipes a castigarem os camponeses até mesmo com a morte.

“A Palavra de Deus nunca pode ser promovida sem vendaval, tumulto e perigo … É preciso tanto desencorajar a paz como a tranquilidade, ou então negar a Palavra. A guerra é do Senhor, que não veio trazer a paz. Tome cuidado para não esperar que a causa de Cristo vai avançar no mundo em paz e docemente, desde que se pode ver que a batalha tem sido travada com seu próprio sangue e também dos mártires “. Fonte: Carta de Martin Luther a Georg Spalatin, fevereiro 1520

Mestre dos Loucos, Martinho Lutero, fundador da Igreja Protestante

Foto: Rebeldes camponeses do século 6 Hans Lützelburger (+1526) nach Meister NH (nb NOT Hans Holbein d. J.)

Deixe um comentário

