2 comentários sobre “Allan Kardec e os Hotentotes

  1. Vamos lá, vocês podem fazer melhor do que isso para denegrir a imagem de Kardec e, por tabela, do Espiritismo! Eu mesmo poderia lhe indicar duas ou três citações bem mais “ignorantes” do que esta!

    Este trecho de Kardec que vocês transcreveram é uma resposta ao seguinte questionamento (que está logo no segundo parágrafo anterior):

    “6º Por que há selvagens e homens civilizados? Se tomardes de um menino hotentote recém-nascido e o educardes nos nossos melhores liceus, fareis dele algum dia um Laplace ou um Newton?”

    E a resposta completa é:

    “À vista da sexta interrogação acima, dirão naturalmente que o hotentote é de raça inferior. Perguntaremos, então, se o hotentote é ou não um homem. Se é, por que a ele e à sua raça privou Deus dos privilégios concedidos à raça caucásica? Se não é, por que tentar fazê-lo cristão? A Doutrina
    Espírita tem mais amplitude do que tudo isto. Segundo ela, não há muitas espécies de homens, há tão-somente homens cujos espíritos estão mais ou menos atrasados, porém todos suscetíveis de progredir. Não é este princípio mais conforme à justiça de Deus?”.

    Veja só: “não há muitas espécies de homens [todos os homens são iguais], há tão-somente homens cujos espíritos estão mais ou menso atrasados, porém todos suscetíveis de progredir”.

    Não é errado questionar, duvidar ou mesmo ser ateísta, ser ateu ou agnóstico é, filosoficamente falando, tão válido quanto professar qualquer credo religioso, é, além de tudo, um direito impostergável do homem! Mas sejamos honestos ao criticar! Tomar frases soltas aqui e ali para fazerem soar da forma que queremos (apartando-as do contexto em que foram proferidas) é baixeza de caráter!

    • Você é um exemplo de “espírito atrasado”. Os espíritas são os religiosos mais tapados que eu já conheci, mais irracionais. A mulher de Kardec foi presa por fraude. A sua religião, assim como qualquer religião é segregacionista, imoral e os seus seguidores são tão ou mais ignorantes que os seguidores das outras religiões. Esta coisa de espírito atrasado e espírito adiantado é uma prova do que eu estou falando. Kardec era um ignorante e que vocês o intitulam educador e cientista. Leia mais sobre a ciência na qual ele se baseou para escrever os absurdos que ele escreveu. Sem caridade não há salvação não é mesmo? Se fazem pela sua suposta salvação não é caridade. Vocês me fazem sentir pena.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s