O Diabo ou Satanás do Judaísmo e do cristianismo

0
Surpreendentemente, há poucas referências a Satanás na Bíblia Cristã. Algumas referências, uma vez tidas como sendo referências são agora conhecidas devido a melhores traduções, como a de Lúcifer, que agora sabemos refere-se a um rei morto honrosamente. Mesmo a serpente na História de Adão não é Satanás (e não é chamada de Satanás). Como o Jardim do Éden era um paraíso perfeito e um lugar livre do pecado, como poderia Satanás ter estado lá? É ridículo pensar que Deus expulsou Adão e Eva do Éden por causa do pecado, enquanto ele permitiu a Satanás rastejar por aí!
Satanás nunca foi o nome do opositor durante a maior parte da história do Judaísmo. Houve um ser chamado o opositor , ou o adversário. Assim, em “O Livro de Jó”, no século 4 a.C. um ser descrito como “o Satanás” se aproxima de Deus e “Satanás” não era o seu nome; a palavra usada significa “opositor”. Foi só mais tarde que “Satanás” se tornou o nome de um ser.

“Nas fontes bíblicas o termo hebráico satan é descrito de forma contraditória e não é o nome de um carácter em particular. Apesar de contadores de histórias hebraicas, logo no século VI a.C. ocasionalmente introduzir um caráter sobrenatural a quem chamavam de satanás, eles se referiam a qualquer um dos anjos enviados por Deus para o propósito específico de bloquear ou obstruir a atividade humana. ” ” The Origin of Satan “, de Elaine Pagels (1995)

Exemplos:


Zacarias 3: 1-2: “E ele mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do SENHOR, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor. Mas o Senhor disse a Satanás: O Senhor te repreenda, ó Satanás, sim, o Senhor, que escolheu Jerusalém, te repreenda; não é este um tição tirado do fogo?”

Salmo 109: 6: “Põe sobre ele um ímpio, e Satanás esteja à sua direita”.

Números 22: 22,32: “e o anjo do Senhor pôs-se-lhe no caminho por adversário; e ele ia caminhando, montado na sua jumenta, e dois de seus servos com ele […] Eis que eu saí para ser teu adversário”

1 Samuel 29: 4: “disseram-lhe os príncipes dos filisteus: Faze voltar este homem [Davi], e não desça conosco à batalha, para que não se torne nosso adversário”

2 Samuel 19:22: Porém Davi disse: Que tenho eu convosco, filhos de Zeruia, para que hoje [de Satanás/adversários] me sejais (plural)?

1Reis5:4: Salomão escreve a Hiram: “. não há nem adversário, nem calamidade alguma”

1Reis 11:14: “E o Senhor despertou contra Salomão um adversário, Hadade, o edomita”

1 Reis 11: 23-25: ” Também Deus lhe levantou outro adversário, a Rezom, filho de Eliada […] E foi adversário de Israel, por todos os dias de Salomão”

1 Crônicas 21: 1: “Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel.”
VEJA A MESMA HISTÓRIA CONTADA EM 2 Samuel 24:1: “E a ira do SENHOR se tornou a acender contra Israel; e incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá”.
PORTANTO. DEUS E SATANÁS SÃO INTERCAMBIÁVEIS.

Vejamos a discussão abaixo:


Em Jó1:8-12: Deus e Satanás conspiram para trazer muito sofrimento contra o santo homem Jó, embora os papéis de Deus e Satanás estejam misturados.

Veja a descrição de Deus e Satanás abaixo. Eles são intercambiáveis:


“Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa.” Salmos 139:12. “E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.” 2 Corinthians 11:14

Vários autores fizeram cópias das escrituras hebréias e, às vezes, a mesma história aparece duas vezes. Há ainda dois relatos da Criação que se contradizem nos detalhes. Uma dessas histórias repetidas nos mostra claramente que o Deus do Antigo Testamento é o mal, e Satanás não é um ser separado, mas na verdade é parte de Deus, a face de Deus. Há uma ocasião em que Davi fez um censo de seus homens, a fim de contar quantos podiam lutar nos exércitos de Israel. 1 Crônicas 21: 2 e 2 Samuel 24: 2 e ambos contêm uma cópia exata do mesmo texto. Exemplos:

“E disse Davi a Joabe e aos maiorais do povo: Ide, numerai a Israel, desde Berseba até Dã; e trazei-me a conta para que saiba o número deles.” 1 Crônicas 21:2
“Disse, pois, o rei a Joabe, capitão do exército, o qual tinha consigo: Agora percorre todas as tribos de Israel, desde Dã até Berseba, e numera o povo, para que eu saiba o número do povo.” 2 Samuel 24: 2

O que aconteceu é que Deus tinha uma regra: Davi não tinha permissão para ‘númerar’ Israel. Mas, por alguma razão, Davi foi em frente e o fez. Como resultado, Deus o castigou por quebrar a sua regra. Mas, é muito revelador quando examinamos o verso anterior: Quem inspirou David a contar os guerreiros de Israel?

” Satanás se levantou contra Israel e incitou Davi a fazer um censo de Israel.” 1 Crônicas 21: 1
“A ira do Senhor se acendeu contra Israel, e ele incitou a Davi contra eles, dizendo: “Vai, e fazer um censo de Israel e Judá.” 2 Samuel 24: 1

Em uma cópia da história, Satanás disse a Davi para numerar Israel. Na outra, era Deus. Como pode ser isso? O motivo é que Deus e Satã são a mesma pessoa no Antigo Testamento, e Satã é apenas o rosto que Deus usa quando está testando o seu povo. “A ira do Senhor” é Satanás .

Era comum nas religiões antigas ( Hinduísmo, religiões romanas, etc) que os deuses tivessem várias faces, cada uma associada a diferentes emoções. Na Bíblia cristã , Satanás é Deus .

Uma confusão semelhante de papéis acontece no Livro de Jó. Em Jó1:8-12 Satanás se aproxima de Deus e pede para testar a lealdade de Jó para com Deus.
Em Jó 01:11, é Deus quem pergunta: ” Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.
A idéia é de que, se Deus destrói a boa vida de Jó este deixará de ser fiel a Deus. Mas Satanás não pode fazer isso por si só, pois é Deus quem tem o poder de fazer o mal. No verso seguinte, Deus dá esse poder a Satanás :


” E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está no teu poder; somente contra ele não estendas a tua mão. ” Jó 1:12[KJV]
Assim, Satanás atua somente quando Deus lhe dá poder para fazê-lo. Mais uma vez, vemos que Deus e Satanás são apenas duas facetas do mesmo ser. Um ultimo versículo sela esta idéia. Quando concluimos a história do capítulo 42.
A quem é dado o crédito por trazer o mal contra Jó? Ao próprio Deus.

“Então vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele pão em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram acerca de todo o MAL QUE O SENHOR LHE HAVIA ENVIADO.” Jó 42:11[KJV]

Deus e Satanás estão interligados. Satanás não pode fazer nada a não ser pela vontade de Deus. Salmos 139: 12 , 1 Crônicas 21: 1-2 e 2 Samuel 24: 1-2 , e Jó 1: 8-12 , 42:11. Todos confundem o bem e o mal e Deus e Satanás é uma única força criativa, com Deus sendo descrito como não apenas como a fonte do mal, mas como o seu verdadeiro instigador. Deus não pode ser benevolente.

Tradução: Ana Burke.

Fonte: http://www.humanreligions.info/satan.html

 

5 comentários sobre “O Diabo ou Satanás do Judaísmo e do cristianismo

  1. Parabéns Ana pelos artigos, são muito esclarecedores.
    Continue semeando a VERDADE, que muitas vezes está oculta, encoberta por tradições falsas, lendas e mitos.

    Abs.

    Alan

  2. Gostei da dissertaçao. Somente creio q sao 2 personagens distintos. Porem nao sao dois lados da mesma moeda. So ha um ser supremo. Satanas é um ser livre, porem limitado a, se quiser tocar em uma pessoa de Deus, so com permissao divina. Os que servem a satanas ele com eles tem jurisdiçao completa.

  3. Satanás significa, etmologicamente, ADVERSÁRIO, mesmo. Porém, o termo Satanás, na Bíblia, não se refere a qualquer adversário, mas ao adversário espiritual: a antiga serpente do Éden. Por mais estranho que pareça, Deus, de fato, permitiu que o diabo, também conhecido no judaísmo como Belzebú, entrasse no paraíso para tentar Adão e Eva. A existência do INIMIGO ESPIRITUAL é notória em Daniel, capítulo 10, onde se vê uma luta entre o anjo Gabriel e o príncipe da Pérsia, para que a mensagem de Deus não chegasse ao profeta Daniel; neste episódio, o arcanjo Miguel foi enviado a ajudar Gabriel. Porém, o livro cristão (Novo Testamento) dá mais ênfase ao Diabo e os anjos recaídos — principalmente no livro do Apocalipse, do que o livro judaico (Antigo Testamento = Tanach).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s