Zoroastrismo: A Criação do Universo

01

De acordo com a história da criação de Zoroastro, Ahura Mazda existia na luz e na bondade acima, no alto, enquanto Angra Mainyu existia na escuridão e ignorância, abaixo.

Eles existiam de forma independente um do outro durante todo o tempo, e manifestavam substâncias contrárias.

Ahura Mazda criou primeiro sete seres abstratos celestes chamados Amesha Spentas, que o apoiava e representavam aspectos benéficos, juntamente com numerosos yazads, seres inferiores dignos de adoração.

Ele então criou o próprio universo, a fim de seduzir o mal. Ahura Mazda criou o universo, flutuante e em forma de ovo em duas partes: primeiro o espiritual (menog ) e 3.000 anos depois, o físico (getig). Ahura Mazda criou então Gayomard, o arquetípico homem perfeito, e o primeiro touro.

Enquanto Ahura Mazda criou o universo e a humanidade, Angra Mainyu, cujo instinto era para destruir, criou monstruosos demônios, yazads do mal, e criaturas nocivas (khrafstar), como cobras , formigas e moscas.

Angra Mainyu criou um ser oposto, o mal para cada ser bom, a não ser para os seres humanos, que ele descobriu que não poderia igualar.

Angra Mainyu invadiu o universo através da base do céu, infligindo Gayomard e o touro com o sofrimento e a morte. No entanto, as forças do mal ficaram presas no universo e não podiam recuar.

Os primeiros (primordiais) a morrer, o homem e o touro emitiram sementes. Da semente do touro cresceram todas as plantas e animais benéficos do mundo e, a partir da semente do homem cresceu uma planta cujas folhas se tornaram o primeiro casal humano.

O homem luta, assim, em um universo onde está preso com o mal. Os males deste mundo físico não são produtos de uma fraqueza inerente, mas resultado do ataque de Angra Mainyu na criação. Este assalto transformou o mundo perfeitamente plano, pacífico e sempre iluminado pela luz do dia em um lugar montanhoso, violento, e que é metade noite.

Ana Burke

Traduzido do inglês: http://en.wikipedia.org/wiki/Zoroastrianism

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s