Os poder dos mitos sobre a mente humana

545273_10151169646088555_729453232_n (1)

Série de entrevistas com Joseph Campbell(1904-1987), famoso mitólogo norte-americano. Seus estudos independentes levaram-no a uma análise profunda das ideias do psicólogo Carl Jung e de Sigmund Freud. Altamente influenciado pela psicanálise Jungiana, Campbell escreveu em 1949, o livro “The Hero with a Thousand Faces”(O Herói de Mil Faces), que eu recomendo.

Essas entrevistas contém, de maneira resumida, boa parte do trabalho e mensagem de Campbell, mostra as conexões entre as diversas religiões mundo a fora, e busca compreender o porque de haver tantos mitos, e também o motivo pelo qual existem padrões que se repetem em diversas culturas, que até onde sabemos, jamais entraram em contato umas com as outras. Os motivos no caso, são nossos processos psicológicos e sentimentos que só podem ser transmitidos através de estórias. Determinadas conclusões podemos chegar apenas por experiência própria, os outros podem apenas nos indicar o caminho, você que precisa percorrer.

Mitos são indicadores do funcionamento da dinâmica da mente humana, a interação entre os diversos aspectos e arquétipos da psique, ou seja, as forças que operam em nosso mundo interior.

Na visão de Campbell os mitos não devem ser usados por instituições religiosas para manter as pessoas limitadas em um sistema de crenças especifico, devem ser usados como pistas que possam ajudar as pessoas a chegarem na experiência direta do “divino”(Gnose), aquilo que transcende o que é superficial.
Como diria Bruce Lee, “é como um dedo apontando para o céu, não se concentre no dedo, ou você vai perder toda a glória celestial”. As pessoas tem a tendencia de focar nos símbolos em si, e muitas vezes acabam por esquecer seus significados são é o que realmente importa.

As entrevistas de “O Poder do Mito” são divididas em 6 temas:

A Saga do Herói
A Mensagem do Mito
Os Primeiros contadores de Histórias
Sacrifício e Felicidade
O Amor e a Deusa
Máscara da Eternidade

Episódio 1

A Saga do Herói — Muito antes dos cavaleiros medievais se encarregarem de matar dragões, os contos de aventuras heroicas já faziam parte de todas as culturas mundiais. Campbell nos desafia a ver a presença de uma jornada heroica em nossas vidas e destaca a importância da imaginação em nossa existência.
A Mensagem do Mito — Campbell analisa o que é o mito em si e para que serve. Também compara a história da criação do Gênesis bíblico com as histórias de criação no mundo de outras culturas. Por causa das constantes mudanças mundiais, a religião deve ser transformada e novas mitologias devem ser criadas. Hoje em dia, as pessoas se apegam a mitos que não lhes têm serventia alguma.
Episódio 3
Os Primeiros contadores de Histórias — Campbell discute o papel do ritual de passagem nas sociedades primitivas, o papel dos Xamãs místicos e o declínio do ritual na sociedade atual.
Episódio 4
Sacrifício e Felicidade — Campbell discute o papel do sacrifício no mito, que simboliza a necessidade do renascimento. Ele enfatiza a necessidade de cada um encontrar o seu lugar sagrado neste mundo tecnológico e acelerado.
O Amor e a Deusa — Campbell fala sobre o amor romântico, começando pelos trovadores do século 12 e o conto sobre Tristão e Isolda. Também questiona a imagem da mulher que, no tempo “pagão” era adorada como deusa, mas com o monoteísmo sua função e imagem mudaram drasticamente.
Máscara da Eternidade — Campbell proporciona visões interessantes sobre os conceitos de Deus, religião e eternidade, como foram revelados nos ensinamentos cristãos e nas crenças dos budistas, dos índios Navajo, Schopenhauer, Jung e outros. Foi sua última entrevista. Semana depois, Campbell vem a falecer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s