Deusa Eos

Na mitologia grega Eos (em grego antigo Ἠώς Êós o Έως Eos, ‘aurora’) era a deusa titanide da aurora, que saia da beira do oceano que rodeava o mundo para anunciar Hélio, o Sol.

O nome «Eos» é un cognato do latim Aurora e do sánscrito védico Ushas.

A deusa da madrugada Eos foi quase sempre descrita com dedos rosados ​​(ῥοδοδάκτυλος, rhododáktylos ) ou antebraços Rosados (ῥοδόπηχυς, rhodópēkhys ) quando ela abriu as portas do céu para o sol nascer. Em Homero, o seu robe cor de açafrão é bordado ou tecido com flores; dedos rosados e com armas de ouro, ela é retratada em vasos áticos como uma mulher bonita, coroada com uma tiara ou diadema e com as grandes asas de penas brancas de um pássaro.

Eos tem, como principal função, abrir as portas do céu para a carruagem de Hélios, o deus do Sol, sendo assim a deusa do amanhecer (Quando a carruagem de Hélios está saindo, o Sol está nascendo) e do entardecer, mais especificamente, o pôr do Sol (Quando a carruagem de Hélios está voltando, o Sol está se pondo). Responsável também pelo brilho do Sol e das tonalidades do Céu.

Eos é a deusa que desperta as pessoas e criaturas dos mais profundos sonhos e derrama orvalho nas folhas, sendo mais conhecida por ser a deusa,  especialmente,  do amanhecer.

800px-Eos_chariot_430-420_BC_Staatliche_Antikensammlungen

Eos in her chariot flying over the sea, red-figure krater from South Italy, 430–420 BC, Staatliche Antikensammlungen

Títono

São inúmeras as paixões de Eos, sendo a mais conhecida com Titono, irmão mais velho de Príamo. Ao apaixonar-se por ele, teve medo de o perder, o raptou e levou-o para a Etiópia. A deusa o amava tanto que pediu para que lhe concedessem a imortalidade, mas esqueceu-se da juventude eterna, e dessa forma o amado da deusa transformou-se num velho decrépito, sem nunca, no entanto, morrer. Eos decidiu, então pedir para que Zeus o transformasse numa cigarra. Com Títono teve dois filhos: Emátion e Mêmnon.

Céfalo

Filho de Mercúrio e Herse, Céfalo também foi vítima do amor implacável de Eos. Ele estava já casado com a princesa Prócris, terna, amorosa e sempre fiel a seu marido. Insaciável como sempre, Eos pouco se importa com o sofrimento de Prócris e rapta Céfalo enquanto caçava nas proximidades do monte Imeto.

Mas todos os esforços de Eos foram em vão e o jovem continuou apaixonado por sua esposa. Céfalo e Prócris se reconciliaram  apesar dos muitos esquemas ardilosos da deusa. Céfalo volta a caçar, mas sua esposa, receando a deusa rival, o segue. Pensando se tratar de um animal, ele a mata e ao ver o que havia feito, se joga ao mar. Comovido, Zeus os transforma em estrelas.

As suas paixões funestas atribuem-se ao fato de que caiu de amores por Ares, algo que deixou Afrodite muito enciumada, fazendo com que esta lançasse uma maldição sobre Eos, para que ela se apaixonasse apenas por homens mortais.

De acordo com Hesíodo, Títono e Eos tiveram dois filhos, Memnon e Emation. Memnon lutou entre os troianos na Guerra de Tróia e foi morto. Sua imagem com Memnon mortos nos joelhos, como Thetis com os mortos de Aquiles são ícones que inspiraram Pietá dos  cristãos.

774px-Eos_Memnon_Louvre_G115

Eos and the slain Memnon on an Attic red-figure cup, ca. 490–480 BCE, the so-called “Memnon Pietà” found at Capua (Louvre).

Pietà (em português Piedade) de Michelangelo é talvez a Pietá  mais conhecida e uma das mais famosas esculturas feitas pelo artista. Representa Jesus morto nos braços da Virgem Maria. Fica na basílica de São Pedro, tem 174 centímetros por 195 centímetros e é feita em mármore.

Conclusão: 

A Pietá de Michelangelo, da Virgem Maria com Jesus nos braços, nada mais é do que a cópia de uma representação pagã, da deusa Eos com seu filho Mamnon morto nos braços. 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Eos

http://en.wikipedia.org/wiki/Eos

http://pt.wikipedia.org/wiki/Piet%C3%A0_(michelangelo)

A Deusa Grega Eos e a “Pietá” dos Critãos

Um comentário sobre “A Deusa Grega Eos e a “Pietá” dos Critãos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s