Gilgamesh e o Dilúvio

O DILÚVIO

Introduçao

A Mesopotâmica Epopéia de Gilgamesh é uma das mais antigas e mais comoventes histórias enraizadas na sabedoria antiga, a tradição da humanidade. Recitada por quase três milênios, foi praticamente perdida por mais dois, com o advento do cristianismo. Gerações modernas vieram a saber sobre Gilgamesh só após os primeiros fragmentos cuneiformes de sua história serem escavadas em 1853 em Nínive da biblioteca do último grande rei assírio, Assurbanipal, que reinou no século 7 aC . Quase vinte anos se passaram, no entanto, antes das tabuletas de argila serem decifradas por George Smith, do Museu Britânico. Em 3 de dezembro de 1872, ele anunciou a Sociedade recém-formada de Arqueologia Bíblica que tinha “descoberto entre as tábuas assírias … um conto do Dilúvio” em um dos episódios posteriores da história. Isso despertou grande interesse e, em pouco tempo, mais fragmentos de Gilgamesh foram descobertos, tanto em Nínive como nas ruínas de outras cidades antigas.

A partir da Lista de Reis Sumérios e de outras fontes, sabemos que havia um Gilgamesh histórico – em sumério se diz Bilgames, conjecturou-se que significa “o (divino) é um velho jovem”: um nome provávelmente vindo de uma iniciação ou rito de coroação, simbólico de renascimento espiritual e realeza divina. * Acredita-se que reinou em algum momento entre 3000 e 2500 aC , na cidade-estado de Uruk, perto do Eufrates, sendo hoje o Iraque do sul. De acordo com o épico babilônico, o próprio Gilgamesh escreveu a sua história em uma tabuleta de pedra. Esta história se espalhou e foi recitada por logo tempo, pois as versões foram encontrados toda a região da Mesopotâmia, no extremo norte da Ásia Menor assim como na capital hitita de Hattusha (Bogazkoy) e oeste de Megiddo na antiga Palestina. Isso é muito bom porque as traduções modernas de Gilgamesh, literalmente, tem sido montadas a partir de fragmentos amplamente dispersos. Cerca de dois terços da versão padrão foram recuperados, além de textos da suméria, babilônica, hitita e outras línguas ou dialetos.

Imagem

Gilgamesh, 8th Century bce, Palace of Sargon II, Khorsabad

Gilgamesh conta a história do Dilúvio

Gilgamesh falou para Utanapishtim , o Distante :

   “Eu venho observando você,

mas a sua aparência não é estranha – você é como eu!

Você não é mesmo diferente – você é como eu !

Minha mente estava decidida a lutar com você,

(mas em vez disso? ) meu braço cai inútil sobre você.

Diga-me, como é que você enfrenta a Assembléia dos Deuses,

e ainda encontrou vida!”

Utanapishtim falou com Gilgamesh , dizendo :

“Eu vou revelar a você , Gilgamesh , uma coisa que está escondido ,

um segredo dos deuses, eu vou te dizer !

Shuruppak , uma cidade que você certamente sabe ,

situada nas margens do Eufrates,

que a cidade era muito antiga , e havia deuses dentro dela.

Os corações dos Grandes Deuses se moveram para infligir o Dilúvio.

Seu pai Anu proferiu o juramento (de sigilo),

Valiant Enlil era seu conselheiro ,

Ninurta era seu Chamberlain,

Ennugi era seu ministro da Canals .

Ea, o príncipe inteligente (?) , Estava sob juramento com eles

por isso , ele repetiu seu discurso para a casa Reed:

‘ Casa Reed, Reed casa ! Parede, parede !

ó homem de Shuruppak, filho de Ubartutu:

derrube a casa e construa um barco!
Abandone a riqueza e busque os seres vivos!
Despreze as posses e mantenha os seres vivos, vivos!
Faça todos os seres vivos subirem para o barco. 
o barco que você vai construir,
deve ter como medidas dimensões iguais a uns aos outros:
O seu comprimento deve corresponder à sua largura 
  O telhado ficará acima como o Apsu. 
Eu compreendi e falei a meu senhor, Ea:
“Meu senhor, assim você ordenou e assim  vou acatar e vai fazê-lo
Mas o que eu devo responder à cidade, à população, e aos anciãos”
Ea falou, me comandando, seu servo:
“Tu então, deverá dizer isto a eles:
“Parece que Enlil está me rejeitando e por isso não posso mais residir em sua cidade, (?), e nem pôr os pés na terra de Enlil.
Eu vou até o Apsu viver com o meu senhor, Ea, e sobre vocês, ele vai fazer chover em abundância, uma profusão de aves, miríade (!) peixes.
Ele trará a vocês uma colheita de riquezas,  na parte da manhã ele vai fazer chover pães, e à noite, ele trará uma chuva de trigo! ‘”
Assim que a aurora começou a brilhar e a terra tomou forma em torno de mim,
o carpinteiro trouxe o seu machado,
o trabalhador de juncos trouxe sua pedra achatada,
… os homens …
A criança trouxe o piche, 
o fraco trouxe tudo aquilo que era necessário.
No quinto dia eu defini o seu exterior.

E tinha uma superfície em área em que
suas paredes eram cada uma delas de 10 vezes 12 côvados de altura,
As laterais e o seu topo eram de comprimento igual, 10 côvados cada uma. 
Eu defini a sua estrutura (interior), desenhei  e fiz uma imagem (foto) disto (?).
Eu providenciei isto com seis pavimentos,
e assim, dividi-os em sete (níveis).
E por dentro eu dividi em nove (compartimentos). 
que eu calafetei para manter a água longe da sua parte central.
Eu verifiquei manchas e coloquei o que era necessário.
Três vezes 3.600 (unidades) de betume cru

Eu derramei betume cozido no forno,
três vezes 3.600 (unidades de) piche … dentro disso,
havia três vezes 3.600 carregadores de barris que transportavam óleo (vegetal)
além da 3.600 (unidades) de óleo separado que eles consumiram (!)
e duas vezes de 3600 (unidades) de óleo que o barqueiro guardou.
Eu matei bois para a carne (!),
e dia após dia eu abati ovelhas.
Eu dei os trabalhadores (?) ale, cerveja, óleo e vinho, como se fosse água do rio,
para que eles pudessem fazer uma festa parecida com o Festival de Ano Novo.
… e eu coloquei a minha mão para a lubrificar (!).
O barco foi terminado no por do sol.
O deslocamento foi muito difícil.
Eles tinham que continuar carregando numa pista de pólos da frente para trás,
até dois terços dos que tinham ido para a água (?).
Tudo o que eu tinha eu descarreguei nele:
tudo o que eu tinha, uma prata, eu coloquei nele, todo o ouro que eu tinha eu coloquei nele.
Todos os seres vivos que eu tinha eu coloquei nele ,
eu tinha todos os meus amigos e parentes para subir no barco, 
todas as bestas e os animais do campo e os artífices eu fiz subir.
Shamash havia estabelecido um tempo e declarou:
“De manhã eu vou deixar pão esparramado, e à noite, o trigo!

“Vá para dentro do barco, vedar a entrada!”
O tempo é chegado.
[…] eu olhei a aparência do tempo, o tempo estava terrível de se ver!
entrei no barco e selei a entrada.
Pela calafetagem do barco, para Puzuramurri, o barqueiro, eu dei o palácio, juntamente com seu conteúdo.

Assim como a aurora começou a surgir
apareceu no horizonte uma nuvem negra.
Adad retumbou dentro dela,
antes dele foi Shullat e Hanish,
anunciando sua passagem por cima das montanhas e da terra.
Erragal tirou os postes de amarração,
adiante foi Ninurta e fez transbordar os diques.
The Anunnaki levantou as tochas ,
espalhando chamas na terra com suas labaredas.

choques partindo das ações de Adad ultrapassaram os céus,
e tudo virou escuridão o que antes tinha sido claro.
… A terra foi despedaçada como um … pote.
Durante todo o dia o vento Sul soprou .. .,
soprando rápido, submergindo a montanha na água,
esmagando as pessoas como em ataque.
Ninguém podia ver seu companheiro,
não podiam reconhecer uns aos outros na torrente.
Os deuses ficaram assustados com o dilúvio,
e retiraram-se, subindo ao céu de Anu.
Os deuses estavam encolhidos como cães, agachando-se junto à parede exterior.
Ishtar gritou como uma mulher em trabalho de parto, a senhora de voz doce dos deuses lamentou:
“Os velhos tempos infelizmente viraram argila,
porque eu disse coisas más na Assembléia dos Deuses!
Como eu pude dizer coisas más na Assembléia dos Deuses,
ordenando uma catástrofe para destruir meu povo!
Mal tenho dado a luz a meu querido povo e  eles enchem o mar como tantos peixes! ‘
O deuses – aqueles de Anunnaki – choravam com ela,
(?) os deuses humildemente se sentaram chorando, chorando de dor,
suas bocas ardendo, secas de sede, durante seis dias e sete noites, vieram o vento e inundações, a tempestade achatando a terra.
Quando o sétimo dia chegou, a tempestade estava destruindo tudo, o dilúvio era uma guerra – lutando consigo mesmo como uma mulher  se contorcendo (no trabalho)
O mar se acalmou, caiu ainda, o turbilhão da  inundação parou.
Olhei em torno durante todo o dia – a calma se instalou! e todos os seres humanos se transformaram em argila.

O terreno era tão plano como um telhado
abri uma fresta e entrou o ar fresco (luz do sol!) e senti cair do lado no meu nariz
eu caí de joelhos e sentei-me chorando,
com lágrimas escorrendo pelo lado do meu nariz.
Olhei em volta para as costas no firmamento do mar, e doze léguas adentro surgiu uma região (de terra).
no monte Nimush o barco aportou firme, 
O Monte Nimush segurou o barco, não permitindo que o mesmo balançasse.
Um dia e um segundo o Monte Nimush segurou o barco, não o permitindo balançar.
terceiro dia, quarto, o Monte Nimush segurou o barco, não deixando ele balançar.
Um quinto dia, um sexto, o Monte Nimush segurou o barco, não o permitindo balançar.

Quando o sétimo dia chegou 
Eu soltei uma pomba, a liberei. 
A pomba saiu, mas voltou para mim;
nenhum poleiro era visível, assim ela circulou, e voltou para mim 
eu enviei uma andorinha, a liberei. 
A andorinha saiu, mas voltou para mim, 
nenhum poleiro era visível, assim que ela circulou, e voltou para mim. 
Peguei um corvo e o liberei. 
O corvo saiu, e viu as águas deslizarem de volta.
Ele come, ele arranha, mas não circula de volta para mim. 
Então eu mandei para fora tudo em todas as direções e sacrifiquei (uma ovelha). 
ofereci incenso em frente a montanha-zigurate.

Sete e sete vasos de culto eu coloquei no lugar e (o fogo) por baixo (ou: em suas tigelas) Eu derramei juncos, cedro e murta
Os deuses sentiram o odor, 
os deuses sentiram o cheiro suave, 
e chegaram como moscas sobre o sacrifício (ovinos) . 
Só então Beletili chegou.
Levantou o grande colar (miçangas), que Anu tinha feito para seu prazer (!):
‘Vocês deuses, tão certo como eu não vou esquecer este lapis lazuli em volta do meu pescoço, que eu possa estar atenta a estes dias, e nunca me esqueça deles!
Os deuses podem vir para a oferta do incenso, mas Enlil não pode vir para a oferta de incenso, porque, sem considerar ele trouxe o Dilúvio e aniquilou o meu povo.”
Só então Enlil chegou.

Ele viu o barco e ficou furioso,
ele se encheu de raiva dos deuses Igigi:

‘Como foi que um ser vivo escapou?
! Nenhum homem era para sobreviver à aniquilação ”
Ninurta falou com o valente Enlil, dizendo:
‘Quem mais, senão Ea poderia inventar uma coisa dessas?
Isto é Ea quem conhece todas as  maquinações!’
La falou ao Valente Enlil, dizendo:

Isto é seu, ó valente, que é o Sábio dos Deuses
Como, como pode você trazer um dilúvio sem consideração
cobrar a violação do violador,
cobrar a ofensa ao ofensor, mas ser compassivo para que (a humanidade) não seja terminada,
seja paciente para que não sejam mortos.
vez de seu trazendo o dilúvio, poderia um leão ter aparecido para diminuir as pessoas!
Em vez de trazer o dilúvio,
poderia um lobo ter aparecido para diminuir os povo!
Em vez de trazer o dilúvio,
poderia a fome ter ocorrido para matar a terra!
Em vez de trazer o dilúvio,
poderia haver uma (Pestilência) ter aparecido para devastar a terra!
Não fui eu quem revelou o segredo dos Grandes Deuses,
Eu (apenas) fiz um sonho parecer para Atrahasis, e (assim) ele ouviu o segredo dos deuses.
Agora então! A deliberação deve ser sobre ele !

Enlil subiu no barco e, segurando minha mão, me fez subir.

Ele fez minha esposa subir e se ajoelhar ao meu lado
Ele tocou nossa testa e, de pé entre nós, ele nos abençoou:
“Anteriormente Utanapishtim era um ser humano.
Mas agora deixe Utanapishtim e sua esposa se ​​tornarem como nós, os deuses!
“Deixe Utanapishtim residir lá longe, na foz dos rios.”
Eles nos levaram para longe e nos estabeleceram na foz dos rios. ”
“Agora, então , quem irá convocar os deuses a seu favor, aquele que pode encontrar a vida que está procurando!
“Espere! Você não pode se deitar durante seis dias e sete noites. ”
Assim que ele sentou-se (com a cabeça)  entre as pernas e dormiu, como uma névoa, que soprou sobre ele.
Utanapishtim disse a sua esposa:
“Olha lá o homem, o jovem que queria a vida (eterna)! o sono, como uma névoa, soprou sobre ele “…

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

 

 MAIS COMENTÁRIOS SOBRE GILGAMESH

Imagem

Gilgamesh Tablet XI fragment (British Museum)

Utanapishtim respondeu:. “Eu vou te contar um segredo dos deuses, Gilgamesh, vou revelar-lhe um mistério. Pouco tempo depois que o Dilúvio tenha sido decretado para a humanidade pelos grandes deuses, Enki – sem quebrar o juramento – aconselhou-me a derrubar a minha casa e construir um barco, abandonar todas as posses e salvar a vida. Dentro do barco deveria ir a semente de todas as criaturas vivas. “*

* Uma história semelhante é encontrada na Índia antiga, onde Vishnu diz a Vaivasvata Manu: “Sete nuvens de chuva vai trazer destruição. Os turbulentos oceanos irão se fundir em um único mar. Eles vão transformar todo o mundo em um vasto lençol de água.  Então… você deve pegar as sementes da vida de todos os lugares e carregá-los para o barco dos Vedas “. ( Matsya Purana2,8-10).

Enki deu instruções a Utanapishtim sobre as dimensões do barco e a construção(ver acima as medidas do barco).  No sexto dia (?) Foi completado. O barco foi colocado na água com dificuldade, até que dois terços dele ficou submerso. Então, depois do barco carregado, incluindo todos os artesãos, o dilúvio veio. Tempestades violentas chegaram dos céus, transformando tudo o que era luz em trevas. Como numa batalha ninguém podia ver ninguém. Mesmo os deuses, aterrorizados pela tempestade, fugiram para o céu de Anu, encolhendo-se como cães. Ishtar gritou alto como uma mulher em trabalho de parto; Belet-ili (Aruru) lamentou que os velhos tempos tenha se transformado em barro, porque ela tinha falado coisas ruins na assembléia dos deuses.

Seis dias e sete noites os ventos sopraram. O sol nasceu no sétimo dia desaparecer a chuva e que a tempestade cessou. Utanapishtim abriu uma ventilação e a luz atingiu o seu rosto. A água estava por toda parte. Tudo era silêncio. Toda a humanidade se transformou em barro. O barco encalhou no pico submerso do monte Nimush. Depois de mais sete dias, ele soltou uma pomba, mas ela não encontrou nenhum poleiro e voltou. Ele enviou em seguida uma andorinha, que também voltou. E numa terceira tentativa, ele soltou um corvo, e este viu que as águas haviam baixado.

Utanapishtim saiu do barco; ele ofereceu um sacrifício e espalhou incenso no pico (zigurate) e entornou uma libação – sete taças e sete – para atrair os deuses. Mas Enlil estava furioso: toda a humanidade deveria ter sido destruída. Quem tinha revelado o segredo? Enki reprovou Enlil por causar o dilúvio, em seguida, explicou como em uma visão dada a Utanapishtim o segredo tinha sido descoberto. Seu destino deveria ser decidido por Enlil, que então declarou que Utanapishtim e sua esposa deveriam ser como deuses. Os deuses os levaram para uma terra distante, para habitar na foz dos rios – rios simbólicos sagrados do contínuo fluxo da sabedoria divina que flui para a vida humana.

A história do Dilúvio, adaptada do independentemente-composto épico Atrahasis, * foi evidentemente inserida na versão padrão babilônica como uma expansão das lições de Utanapishtim sobre a impermanência e a periodicidade da manifestada existência. Além disso, não se limita a explicar o papel de Utanapishtim como antepassado, protetor e preservador, mas, tacitamente afirma a possibilidade da imortalidade do homem, formando uma ponte natural para a próxima seqüência de eventos.

*Atrahasis “, infinitamente sábio,” é um epíteto de Utanapishtim como o sobrevivente do Dilúvio. Para uma comparação entre os sumérios, babilônios, e o contos dos hebreus sobre o Dilúvio, ver Heidel, The Gilgamesh Epic and Old Testament Parallels, pp. 102-19; 224-69.

Utanapishtim perguntou a Gilgamesh: “Quem vai convocar os deuses, para que você talvez possa encontrar a vida que está procurando? Venha, você não deve dormir durante seis dias e sete noites. “Tentando o máximo que pode, Gilgamesh não conseguiu resistir ao ataque de sono e sucumbiu quase que imediatamente. Ele foi acordado por Utanapishtim no sétimo dia, apenas para descobrir que ele falhou em seu objetivo. Gilgamesh tinha conseguido muito, mas a consciência da imortalidade estava além de sua capacidade sustentar, pois havia lições na vida que ele ainda teria que dominar. “O que posso fazer, onde posso ir? Um ladrão roubou minha carne A morte mora na casa onde fica a minha cama; A morte está onde eu ponha os meus pés. “Ele deve retornar para Uruk, para “sofrer” mais uma vez a “morte” e renascimento, da vida encarnada.

A jornada de Gilgamesh é uma alegoria dos Mistérios que podem ser vistos mais claramente à luz do trecho a seguir, escrito há mais de um milênio, o mais tardar, por Plutarco (citado por Themistius):

Se a crença na imortalidade é vem da antiguidade, como pode o medo da morte ser o mais antigo de todos os medos? . . .
. . . [Quando a alma morre] ela tem uma experiência como a dos homens os quais são submetidos a uma iniciação em grandes mistérios, e assim os verbos teleutan (morte) e teleisthai (ser iniciado), são ações que demonstram ser semelhantes.

No início ele se encontra vagando e perdido, cansado  de correr desta ou daquela forma em viagens nervosas através da escuridão e que não o deixa alcançar o objetivo trazendo com consequência um possível terror, calafrios e tremores, sudorese e espanto. Mas depois disto uma luz maravilhosa se ​​encontra com o andarilho, e um campo aberto em prados o recebem, e neste lugar há vozes e danças e a solene majestade da música sacra e visões sagradas. E ele anda no meio disto tudo, sentindo, em geral, uma nova liberdade, agora perfeito e totalmente iniciado, celebrando os ritos sagrados, uma guirlanda na cabeça, e conversando com homens puros e santos;. . . – “De Anima”, Moralia xv.177-8 (Loeb)

Apesar de não estar ainda “aperfeiçoado”, Gilgamesh ganhou, no entanto, a coroa de menor grau, para o texto aqui aludido novamente para os temas básicos de iniciação do batismo e renascimento (físico e espiritual). Utanapishtim dirige Urshanabi para transportar Gilgamesh ao local de banho a fim de jogar fora sua velha pele e deixar o mar levá-la para longe, para que o seu justo corpo possa ser visto. “Que a banda em torno de sua cabeça seja substituída por uma nova. Que ele seja revestido com um manto real digno dele. Até que ele termine a sua jornada para a cidade, a sua roupa talvez não esteja manchada, mas ainda seja muito nova.”

Como eles jogaram seu barco longe, a esposa de Utanapishtim lembrou ao marido que Gilgamesh estava cansado e precisava de ajuda para voltar a Uruk. Então Utanapishtim revelou a Gilgamesh um outro segredo dos deuses. Sob o mar há uma planta maravilhosa, parecida a uma flor com espinhos, que irá fazer o homem voltar a ser jovem. Gilgamesh, então, abriu a canalização, amarrou pedras pedras a seus pés, mergulhou no profundo (Apsu), e recuperou a planta. “Em Uruk vou testá-la em um homem velho. Seu nome será ‘homem velho crescido jovem’ [paralelo ao nome sumério de Gilgamesh]. Então vou então comê-la para que eu possa voltar à minha juventude.”

Depois de vinte horas duplas eles andaram um pedaço. Depois de trinta anos, eles pararam para passar a noite. Enquanto Gilgamesh banhava-se em uma piscina, uma serpente cheirou a fragrância da planta. Ela surgiu da água e pegou a planta, descamando a pele (renovando-se), voltando novamente para para a água. Vendo que a planta do rejuvenescimento tinha desaparecido, Gilgamesh sentou-se e chorou. Para quem foi gasto o sangue de seu coração? “Eu não ganhei nada de bom para mim mesmo, para o leão da terra eu tenho obtido o benefício …. Vamos nos retirar, Urshanabi, e deixar o barco na costa. “Talvez haja um vislumbre de realização; a história pede um momento de auto-esquecimento até ser aprendida – e sobre a prontidão: que a plena iluminação é um trabalho de vidas.

Outro dia de viagem e eles chegaram a Uruk, ao que Gilgamesh pegou o fio de seu passado. “Sobe, Urshanabi, na parede de Uruk.  Inspecione a base; visualize a alvenaria. Isto não é feito de tijolo queimado no forno. Não estabeleceram os sete sábios o plano das fundações?  Em Uruk, a casa de Ishtar, uma parte é cidade, uma parte são pomares, e uma parte de barro de argila. Três partes e o templo de Ishtar [Eanna], a parede de Uruk encerra “. E espírito, alma e corpo novamente compõem Gilgamesh que, castigado, mas mais sábio pela sua experiência, agora retoma o trabalho de sua vida, simbolizado pela parede guardiã de Uruk, que sempre protege a nossa humanidade.

Imagem

Ziggurat in the Eanna Sector at Uruk (Andre Parrot, Sumer)

O Tablet XII que vem depois é uma tradução parcial da história suméria “Gilgamesh, Enkidu e o submundo.” O conteúdo e a colocação da história sugere uma intenção simbólica deliberada: doze foi numericamente e filosoficamente importante para os babilônios, pois marcou o fim de um ciclo e o prelúdio para o próximo. Em consonância com o tema da reimbodiment, Enkidu é mais uma vez reunido com Gilgamesh, embora logo ele desça sozinho ao submundo para recuperar dois objetos pertencentes a Gilgamesh que tinha caído lá. O tema do submundo (que também pode servir como uma metáfora para o nosso mundo) se relaciona diretamente com a visão da morte de Enkidu no início do Tablet VII, o ponto médio exato da versão 12-tablet. Além disso, o Tablet XII contém apenas cerca de metade das linhas dos outros e termina abruptamente com  nenhum texto faltando, e nada diz sobre os últimos dias de Gilgamesh, a história está incompleta. Um poema sumério, de idioma e origem incerta, “A Morte de Gilgamesh”, parece ter sido intencionalmente omitidos na versão do Tablete12, possivelmente porque sua ênfase sobre a permanência da morte era filosoficamente incompatível com a visão mais esperançosa do épico. O tablet XII sugere mais uma vez – ainda que nas entrelinhas – que não ouvimos o capítulo final, mas chegaram apenas a mais um ponto de viragem no ciclo de vida.

Independentemente das imperfeições de textos, traduções e interpretações, a ressurreição de Gilgamesh dos escombros do passado é uma testemunha impressionante a intemporalidade e universalidade da nossa herança espiritual e humana. Gilgamesh foi recuperado em um momento propício. Por qualquer progresso que possa ter alcançado (ou deixou de alcançar) nesses vários milênios desde que foi escrita em primeiro lugar, a sua história é um poderoso lembrete de uma única verdade sagrada sobre quem somos: companheiros, amigos e irmãos, todos nós, viajando a estrada da vida juntos em uma missão heróica que é – na sua essência – uma parte humana, as duas partes divina.

CONCLUSÃO:

Gilgamesh fez parte da primeira civilização do mundo antigo. Ele escreveu a história do Dilúvio muito antes que se pensasse na existência dos hebreus ou da bíblia. Se existe a mesma história na bíblia, adaptada para tempos mais modernos, esta foi plagiada do que chamam de “pagãos”. 

Isto significa claramente que nunca existiu Noé. E fica a pergunta: Toda a humanidade surgiu dos descendentes de Noé, ou surgiu dos descendentes de Gilgamesh? Sabemos que Gilgamesh existiu muito antes e fez parte de uma das primeiras civilizações de humanos. Deus só salvou uma família do dilúvio. Qual família? 

Tradução: Ana Burke

Fontes:

http://www.theosociety.org/pasadena/sunrise/49-99-0/mi-wtst.htm#part3

http://www.ancienttexts.org/library/mesopotamian/gilgamesh/tab11.htm

Deixe um comentário

